segunda-feira, 8 de março de 2010

Minha homenagem a todas as mulheres blogueiras.

SER MULHER

Um dia, me perguntaram como é ser mulher nos dias de hoje e eu respondi que ser mulher é aprender.Percebi que a minha resposta não tinha sido tão clara e satisfatória.Tentei me explicar e disse, orgulhosa-mente, que ao longo de muitos anos a mulher aprendeu a não mais andar de joelho curvado e de cabeça baixa. Aprendeu a levantar sozinha e a enxugar as próprias lágrimas. Ela percebeu que podia ser muito mais do que as pessoas lhe diziam. Aprendeu a tirar a roupa e a se mostrar sem medo e percebeu que também sentia desejos e que gostava de senti-los. E, andando com as próprias pernas, ela entendeu que havia espaço suficiente para ela em qualquer lugar e decidiu ocupá-los. Ela não se intimidou com o longo caminho que iria percorrer para fazer com que os outros entendessem que ela tinha direito aos direitos que lhe cabiam. E ela, na sua magnífica força e coragem, aprendeu a ser livre, a gritar quando tem vontade, a chorar quando precisar chorar e a sorrir mesmo quando a situação não permitir sorrir. Mas, acima de tudo, aprendeu a ser forte. De calça comprida, salto alto, com rosto pintado e cabelos escovados. Ela aprendeu a ser muito mais do que uma mulher vaidosa. Aprendeu a ser idealista, determinada e precisa.Aprendeu a falar alto quando necessário.Mas não foi só isso. Ela aprendeu muito mais...
Aprendeu com a vida, com a situação, com a dor (a não ser apenas uma reprodutora e esposa). Aprendeu que ela é uma parte importante na história, alguém que poderia ultrapassar, com ousadia e coragem, os limites da hierarquia. Ela ensinou aos outros a terem respeito pela sua luta e alguns assim entenderam, outros não.Ela aprendeu a tomar conta de si mesma, a tomar decisões e a não ter medo de dizer: "Eu posso".

Aprendeu que não se deve ter vergonha do sexo, nem de dizer que gosta de sexo. Aprendeu a tomar iniciativa e a dizer "não" quando necessário.

E percebeu que pode se prevenir e decidir a hora certa de ser mãe sem ser pressionada. E, perante os olhos intimadores dos homens e de tamanha curiosidade, ela levantou a cabeça e mostrou que não era uma boneca de porcelana, mas que podia ser quebrada várias vezes e que sempre conseguia se juntar sem perder nenhum dos pedaços.

Isso é ser mulher!
Autora: Ana Cléa Bezerra


4 comentários. Para comentar clique aqui!:

Giovana disse...

Oi Lili...
Alimentação otima hem...

Bjs!!

Patrícia disse...

Adorei o texto e sua alimentação.bjos

Anônimo disse...

olá!
gostei muito do teu blogue!
eu estou começando nessa luta agora!
criei o meu cantinho tb.
estou te acompanhando ta?
bjkas

LEILA DINIZ ADVOGADA INQUIETA (♥clique aqui♥) disse...

. lindo texto!
. quanto ao cardápio às 18hs não foi pouca coisa não? bj.

Postar um comentário