quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Açúcar: um mal desnecessário.


Refeições equilibradas incluindo todos os grupos de alimentos e diminuição do consumo de açúcar, trocando-o por adoçantes artificiais, contribuem para uma vida saudável. O excesso de açúcar pode provocar danos consideráveis em nossa saúde, como dentes estragados, envelhecimento, aumento de peso, irritação no trato digestivo, diabetes, pressão alta, úlceras, problemas cardíacos, fadiga e depressão.
Como você pode perceber, açúcar em excesso não é problema apenas dos diabéticos ou das pessoas que estão acima do peso.
Na visão do nutricionista inglês, Dr. John Yudkin, do Queen Elizabeth College de Londres, o açúcar é o mais perigoso ingrediente alimentar do mundo.
“O vício do açúcar é, na minha opinião, talvez o mais comum, até mais do que o alcoolismo", disse Dr. John Yudkin. " Há um sem-número de pessoas que poderiam ser esbeltas e vibrantes se não fossem viciadas em doces".
Ele alerta também para o fato de que o açúcar entra na composição de inúmeros alimentos e produtos industrializados, inclusive os salgados como pães, maionese, catchup e até molhos para salada. Por conta disso, chegamos a consumir 40 kg de açúcar por ano, à nossa revelia, e que não tem qualquer valor nutritivo a não ser as calorias. Outra pesquisa indica que cada indivíduo chega a ingerir diariamente 300 gramas de açúcar, podendo consumir até 10 kg de açúcar mensalmente.
Se você é uma pessoa interessada em manter-se saudável e está preocupada com o bem-estar de sua família, não dá mais para ignorar o assunto. E você não precisa deixar de comer doces ou adoçar o cafezinho. Pode utilizar o adoçante, um produto constituído a partir dos edulcorantes que são os responsáveis pelo sabor doce com calorias reduzidas, recomendados para dietas especiais. Existem diferentes tipos de adoçantes. Vamos falar um pouco de alguns deles.

Sacarina
É o primeiro adoçante artificial usado por diabéticos para substituir o açúcar. É um produto sintético com alto poder edulcorante, sendo de 200 a 700 vezes maior que a sacarose (açúcar refinado), porém tem gosto residual amargo, com perfil de sabor tardio e persistente. Custa pouco e pode ser empregado em receitas que vão ao fogo. É absorvida lentamente, mas não é metabolizada pelo organismo, sendo eliminada tal como é ingerida.

Ciclamato
É cerca de trinta vezes mais doce que a sacarose. Seu perfil de sabor é de lenta percepção da doçura, com sabor residual doce-azedo duradouro. Esse adoçante foi acusado de ser nocivo à saúde mas, depois de novos e inúmeros testes, ficou comprovado que ele pode ser usado sem nenhum tipo de risco à saúde. Tanto que seu uso é permitido em mais de quarenta países.

Aspartame
È uma proteína adocicada produzida pela combinação de dois aminoácidos encontrados normalmente nos alimentos. Seu perfil de doçura é o que mais se assemelha à sacarose. Não deixa sabor residual de nenhum tipo. Adoça de 43 a 400 vezes mais que a sacarose, dependendo da forma como se apresenta e do alimento onde se encontra. Este é o adoçante mais popular no momento, sendo oferecido rotineiramente em cafés, bares e restaurantes. O aspartame só é contra-indicado para portadores de fenilcetonúria, uma anomalia rara e geralmente diagnosticada no nascimento. São organismos incapazes de metabolizar a fenilalanina, existente em muitos alimentos, como leite, carne, pão, etc.

Stévia
Este adoçante leva o nome da planta de onde é extraído, originária da Serra do Amambaí, na fronteira do Brasil com o Paraguai. Esse adoçante tem o perfil de sabor semelhante ao da sacarose, porém mais persistente e residual de mentol. Adoça de 110 a 300 vezes mais que a sacarose. Não é calórico e pode ir ao fogo. É o único adoçante de origem vegetal produzido em escala industrial.

Frutose
A frutose é mais doce que a sacarose e de conteúdo calórico igual ao da sacarose. Mas como é usado em pequenas quantidades, pode ser consumido até em dietas para obesidade.

Trocar o açúcar por adoçantes é uma questão de costume. Tem muita gente que nunca provou adoçante, mas tem um discurso pronto sempre que se fala a respeito: "Ah, acho adoçante horrível; ele deixa a boca amarga". É verdade que alguns dos adoçantes deixam resíduos. Mas nem todos são assim. É o caso do aspartame, que se tornou o mais popular dos adoçantes. Porém, quando vai ao fogo, pode perder parte do seu poder adoçante. Para que isso não ocorra, ele deve ser acrescentado apenas no final das receitas e, de preferência, depois que apagar o fogo. O ideal, sempre que possível, é aplicá-lo nos ingredientes frios.
Existem outros adoçantes que além do uso em receitas frias, podem ser aplicados também em receitas de forno e fogão, sem prejuízos de sabor ou de poder adoçante.
É o caso da stévia e do Tal e Qual, um adoçante que combina dois edulcorantes (ciclamato e sacarina). Eles devem ser usados nas mesmas proporções do açúcar. Ou seja, se a receita pede duas colheres de sopa de açúcar, use a mesma medida do adoçante escolhido.
Para substituir o açúcar refinado de suas receitas por aspartame, será necessário diminuir pela metade a quantidade indicada para o açúcar. Isso quer dizer que, se a receita indicar duas colheres de sopa de açúcar, você deve empregar uma colher de sopa de aspartame. O aspartame não pode ser submetido a altas temperaturas pois ele perde o poder adoçante. Mas dá para dar um jeito nisso.
Biscoitos - Prepare a massa com todos os ingredientes, menos o adoçante. Depois de assados, pincele os biscoitos com uma mistura de adoçante, clara de ovo, corante e suco de laranja. Ou salpique o pó adoçante puro ou misturado com canela em pó.
Recheios - Leve ao fogo todos os ingredientes do recheio, sem o adoçante. Retire do fogo, adicione o adoçante e misture bem.
Pães - Prepare e asse a massa sem o aspartame, que deve ser incluído aos ingredientes da cobertura, como a que foi indicada para os biscoitos. Pode ser também uma calda quente, preparada com leite e canela, por exemplo, adoçados fora do fogo. Ou regar os pães com a mistura de suco de laranja, um pouco de água e adoçante. Uma boa solução é rechear os pães com frutas naturalmente doces, como banana e maçã, e complementar com uma calda.
Bolos - Como os outros tipos de massa, esta também deve ser preparada e assada sem o aspartame. O doce deve vir da calda (que pode ser a mistura de água e adoçante ou as outras já sugeridas), do recheio e da cobertura. Aromatize o bolo, adicionando à massa essência de baunilha, raspas de laranja ou de limão, caldo do cozimento de frutas naturais, sucos ou cacau em pó. Para confeitar, empregue cremes e chantilly light, à venda nos supermercados. Se você empregar Tal e Qual ou stévia, substitua o açúcar da receita pela mesma quantidade do adoçante mas opte por uma fôrma menor do que a habitual porque a massa vai crescer um pouco menos.
Panquecas e crepes - Bata os ingredientes da receita no liquidificador, menos o adoçante. Prepare as panquecas como de costume e use os recheios e caldas de seu gosto.
Cremes quente - Prepare o creme de acordo com a sua receita e acrescente o adoçante no final, fora do fogo. Use para rechear bolos, pães e crepes.
Pudins e gelatinas - Tanto o pudim como a gelatina devem ser preparados sem o adoçante, que só deve ser acrescentado ao final e fora do fogo.
Mousses e espumas - Siga a sua receita, adoçando no final. Se a receita levar gelatina, incorpore as claras quando a mistura de gelatina já estiver começando a endurecer.
Tortas e Cheesecakes - Tanto a massa (quando vai ao forno) como os cremes do recheio devem ser preparados sem o adoçante.
Purês, compotas e geléias de frutas - Leve as frutas ao fogo até amolecer ou virar uma pasta. Acrescente o adoçante fora do fogo.
Sorvetes - Quando o preparo não exigir cozimento, bata os ingredientes junto com o adoçante. Leve ao freezer.
Experimente antes de dizer que não é bom ou que não dá certo. Dê preferência aos adoçantes a granel, próprios para o emprego em receitas culinárias.
Se quiser tirar a dúvida, que tal preparar uma das seguintes receitas?

Leite Condensado Dietético
2 copos de leite em pó desnatado
1/2 copo de água
6 colheres (sopa) de aspartame
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Mantenha na geladeira até a hora de empregar. O leite condensado dietético pode ser armazenado em geladeira, no máximo, por até uma semana ou por um mês em freezer.


Brigadeiro light
1 xícara de água fervente
2 xícaras de leite desnatado em pó
2 colheres (sopa) de margarina light
2 colheres (sopa) de adoçante em pó
3 colheres (sopa) de cacau em pó
1 pacote pequeno de chocolate granulado
No liquidificador, bata a água, o leite, a margarina,
o adoçante e o cacau em pó por 5 minutos. Despeje em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar, até engrossar. Coloque em um prato untado e espere esfriar. Com as mãos untadas, forme as bolinhas de massa. Passe-as rapidamente pelo chocolate granulado.
(fonte: Governo do Estado de São Paulo)

8 comentários. Para comentar clique aqui!:

Anônimo disse...

Amiga:

vou postar as tarefas do livro "Pense Magro", serão 42 dias seguindo as tarefas do livro, se quiser acompanhar, seja bem vinda!

já postei a primeira tarefa, está no post de 14 de janeiro.

Beijos

Liliane Albino disse...

Olá querida tem um selinho pra vc lá no meu blog.Beijos!!

Anônimo disse...

Ι wгite a сommеnt each tіme I especially еnjoу
a post on a site or if Ι hаνe ѕomething tο valuаble to cοntribute to thе ԁiѕcuѕѕіon.
Ιt is trіggerеd by the firе communiсatеd in the post I brоwsed.

And on thiѕ post "A�car: um mal desnecess�rio.".
I ωas actuallу moved еnоugh tο dгοp a
cоmmеnt :-) I do have a couplе of quеstionѕ foг you if
you don't mind. Could it be only me or do a few of these remarks come across like coming from brain dead folks? :-P And, if you are posting on additional social sites, I would like to keep up with everything fresh you have to post. Could you list all of all your communal sites like your linkedin profile, Facebook page or twitter feed?

Here is my blog post: http://www.prweb.com/

Anônimo disse...

I was wondеrіng if you ever thought of changing
thе stгuctuгe оf yоur ѕitе?
Іts very well writtеn; I lоve what youve
got tо sаy. But mаybe you cοuld
а lіttle more in the ωay οf contеnt sο pеople could сonnect
with it bеttег. Youνe got аn awful lot of
text for only having onе or 2 imagеs. Maуbe уоu could space it out
better?

Fеel frеe to visit my homepage please click the following internet site

Anônimo disse...

Ιncreԁible queѕt there. What οccurгеd after?
Takе сarе!

Look at my web-ѕіte :: http://www.sfgate.com

Anônimo disse...

3 operating system, this updated system will provide consumers with important functions, such as Face - Time, and
better browsing experience and so on. Remember when the only i - Phone 4 video calling gig in town was known as Face - Time.

The world is full of technology lovers and admirers which relay on the same for making their work easier and
faster.

Also visit my web-site Facetime for android app

Anônimo disse...

I just could not leave your web site prior to suggesting that I extremely enjoyed
the standard info a person provide to your visitors? Is
onna be again steadily inn order to cheeck up
on new posts

my web page: iron force cheats

Anônimo disse...

Create your perfect hotel booking and book hotel deals on-line across the
globe. However, it also can make it slower since you have to manually aggro them to Ao - E farm
them. I picked up a guide called Farm - Ville secrets, and
was pleasantly surprised by the tips I found.

Take a look at my webpage; jeux farm frenzy 3 ice age

Postar um comentário